Para você entender direito o livro você tem que ler prestando muita atenção.
Esse livro é um pouco 8 ou 88, ou você ama ou você odeia hahah. Eu particularmente amei, mas algumas amigas minhas realmente não gostaram, talvez porque não tenham prestado atenção na leitura, não sei haha.

O livro é contando em forma de cartas que Charlie escreve, Charlie escreve essas cartas porque quer alguém que possa ouvir e entendê-lo e escrevendo as cartas foi a melhor maneira que encontrou.
''Estou escrevendo porque ela disse que você me ouviria e entenderia'' ''Só preciso saber que exite alguém que ouve e entende, e não tente dormir com as pessoas, mesmo que tenha oportunidade.Preciso saber que essas pessoas existem''.
Charlie é um calouro do ensino médio, e não tem amigos, bom o único amigo que ele tinha, Michael, morreu.
Mas com as estradas da vida hahah Charlie acaba conhecendo Patrick e Sam.
Vamos dizer que Patrick e Sam mostram para Charlie como é viver, ou melhor, como é se sentir infinito.

Nas cartas Charlie escreve os momentos bons e os momentos ruins de sua vida, assim como Charlie, todo mundo tem os seus momentos bons e seus momentos ruins mas como ele diz, logo passa.
''Então se essa for minha última carta, por favor, acredite que está tudo bem comigo, e mesmo quando não estiver, ficará bem logo depois.
E eu acredito que seja assim com você também.''
Se você ler esse livro e gostar, imagino que seja a pessoa que Charlie estava procurando hahah.
''Mas antes quero agradecer você por estar sendo uma daquelas pessoas que ouvem e entendem, e não tentam dormir com as pessoas, apesar de poderem fazer isso.''

Com amor,
Uma amiga